Qual é o melhor capim para engordar o gado?

Será que existe uma resposta certa?

De acordo como o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, os Panicuns costumam ser mais produtivos que as Braquiárias para a engorda dos animais, porém exigem mais fertilidade do solo, ou seja, o planejamento forrageiro e a gestão da fazenda devem ser mais avançados que a média para a obtenção de todo o potencial.

“Os Panicuns são os capins mais produtivos que nós temos. Aí você tem o Paredão, você tem o Quênia, você tem Mombaça, Zuri, você tem vários. Todos eles vão bem na região de BH. Agora você deve tomar muito cuidado porque BH é área amorrada, então cuidado com o Panicum, porque ele não protege muito o solo. e aí você pode ter algum problema. Então você pode reservar os Panicuns para as áreas mais planas da fazenda.”

“Em áreas de morro, a melhor gramínea para diferimento, que inclusive é a melhor gramínea para terrenos em declividade, seria a Brachiaria decumbens, a braquiarinha. Ela tem uma palhada muito macia, a palatabilidade da palha dela é bem suave, o gado gosta bastante e ela dá uma massa muito boa. Sem falar que a Decumbens é a melhor gramínea para encosta de morro, para você plantar em áreas sujeitas a erosão, área de declividade. Ela fecha e protege muito bem o terreno. Então a braquiarinha, a Brachiaria decumbens, é a melhor gramínea para diferimento e para morro”, solucionou o especialista.

Muitas questões estão envolvidas, porém tudo vai depender principalmente de qual o tipo de solo e a forma como é gerida a fazenda para obter todo o potencial possível para a engorda do gado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?